quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Menino Jesus ou Pai Natal

É cada vez mais complexo dizer que a carta é para o menino Jesus (que sempre tem mais hipoteses visto ser acreditado há 2000 anos).Esse sim, segundo se consta era pobre e a felicidade vinha da introspecção e do viver em comunidade como irmãos.Há uns anos a esta parte, deixou de se falar no menino aniversariante e importou-se da América a figura caricata e enternecedora que dá prendas. Ele preocupado em fazer as crianças felizes tal como os pais gostam de ver os seus filhos.
Disse inicialmente ao meu filho que o Pai natal só dava prendas aos meninos que Jesus lhe indicava por se terem portado bem. Mais tarde, com quase cinco anos, fui explicando que essa figura era o espírito que dava posses e sentido de dádiva aos pais e que não existia fisicamente. Passado um ano, este ano, pede para escrever uma carta ao pai natal. Não quis repetir que não existe porque essa ideia deve ter vindo da escola que não é catequese. Para ensinar "dádiva", o pequeno recolhe brinquedos não estragados para entregar a orfãos. Apetece recusar criar um trauma quando souber que não existe e que afinal a vida não é um mar de rosas. Mas a história de ter de se portar bem também não encaixava com esses orfãos nem com as crianças famintas em alguns cantos do mundo. Vou alertando que é um espírito de natal que nos dá vontade de fazer os outros felizes, seja o pai natal, seja Jesus.

2 comentários:

curiosinha disse...

Querida Ana,
Fiquei muito surpreendida pela novidade: tens um Blog e não dizias nada?
Gostei bastante do que li e só veio reforçar a ideia que eu já tinha de ti- és muito querida, sensível e atenta.
É bom ser tua amiga!!!Beijocas.

Carmen

Romy Maria disse...

minha doce prima,

só mesmo tu para te preocupares com essas "tradições" e o que os teus filhos pensarão disso. Eu ainda não me preocupo muito com isso, mas cheira-me que vai ser "Vais ter essa prenda se houver dinheiro para ela".

Beijinhos

Rosa Maria